Under my Skin - Um pouco sobre acne

Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?  Mito. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha.
A alimentação tem influência sobre as espinhas?   Verdade. Apesar de não ser a causa das espinhas, estudos recentes comprovaram que a alimentação pode influir no curso da doença. É possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate,leite e derivados, amendoins e dietas de alto teor glicídico (açúcares). No entanto, isso só vai acontecer nas pessoas que tem a predisposição genética para a doença. Portanto, se você percebe que suas espinhas pioram com determinados alimentos, evite-os. 
O sol melhora as espinhas?
Mito. Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.
A atividade física reduz a acne? 
Verdade, embora de forma indireta. É que, muitas vezes, o estresse é o gatilho das lesões. E a malhação promove a liberação de substâncias no cérebro, como as endorfinas, que ajudam a relaxar.
Você sabia: Lavar o rosto com água fria diminui as chances de a pessoa ter acne?
A acne tem associação com excesso de oleosidade da pele. A água morna, diferentemente da fria, estimula a produção de gordura na pele.
Comedões abertos ou cravos pretos
Os cravos pretos, também chamados de comedões abertos, aparecem nos folículos pilosos que possuem uma abertura mais larga que o normal devido a estarem obstruídos e dilatados por tampões formados por sebo e células que se desprendem da pele. Devido a uma reação química de oxidação provocada pelo contato com o ar, estes tampões ganham colaração enegrecida, dando a cor característica dos cravos pretos. Além disso, o conteúdo se resseca e endurece.
- Comedões fechados ou cravos brancos
Os cravos brancos, também chamados de comedões fechados, ocorrem em folículos pilosos que contém o mesmo tipo de material que os abertos mas possuem uma abertura microscópica para a superfície da pele. Como o ar não alcança o material dentro do folículo, a reação de oxidação não ocorre e o conteúdo se mantém branco e amolecido.
Cuidados com a pele com acne comedoniana
A chave para se obter a melhora da pele é persistência, já que não existe um tratamento que resolva o problema definitivamente da noite para o dia. Usando os cuidados adequados diariamente, bons resultados serão atingidos.
Cravos não são o resultado de sujeira e lavar excessivamente a pele com sabonetes agressivos não vai ajudar, além de poder irritar a pele. Além disso, o ressecamento provocado pelo exagero de lavagens pode estimular a produção de mais oleosidade, agravando o quadro.
É importante evitar o uso de maquiagem e produtos faciais, como hidratantes e filtros solares, que contenham óleo nas suas fórmulas, devendo-se usar apenas produtos que informem ser livres de óleo (oil-free) ou não comedogênicos nos seus rótulos.
Tratamento
Existem várias opções de tratamento e não há necessidade de sofrer por causa da doença. O médico dermatologista é o profissional capacitado para tratar a acne de qualquer tipo e pode indicar o melhor tratamento para cada paciente.
Medicamentos de uso local, sob a forma de cremes, géis ou loções, que promovem a desobstrução dos folículos pilosos, regulam a forma como as células da pele se multiplicam e a produção de oleosidade, assim como alguns tipos de sabonetes e esfoliantes, podem trazer bons resultados quando corretamente indicados e utilizados.
Ao contrário do que se dizia durante muitos anos, a dieta não é a causa da acne mas tem influência sobre a sua evolução, devendo-se evitar alimentos que aumentem o teor de açúcar do sangue e o leite e seus derivados.
A limpeza de pele executada por esteticista capacitado pode ajudar bastante, principalmente para a remoção de comedões abertos, desde que seja executada sem ferir a pele.

                                      Mais informações








Nenhum comentário:

Por Hellen Brito & Nathany Ramos .. Tecnologia do Blogger.